exercicio 1;
Quando necessário, coloque o acento grave para indicar a ocorrência de crase.
a) Eles só compram a prazo.
b) Nós só compramos a vista.
c) Este texto faz referência a cidadania.
d) Ele não irá a nenhuma parte.
e) Estarei livre a partir das cinco horas.
f) Viajaremos a Bélgica.
g) Essa organização se dedica a causa dos menores abandonados.
h) Ficou indiferente a seus pedidos.
i) Ficou indiferente as suas súplicas.
j) Assistiremos as palestras.
k) Dirigimo-nos a casa de campo.
l) Viajou a Belo Horizonte.
m) Enviou uma mensagem a certa garota.
n) Esta é a mulher a qual o escritor dedicou seu livro.
o) Fiz elogios aquilo que me agradava.
p) Refiro-me aquele senhor.
q) Comprei uma televisão igual a que você mostrou.
r) Saiu as quatro horas.
s) A tarde, irei vê-lo.
t) Ele usava um chapéu a Napoleão Bonaparte.
u) Aquela pessoa passou a ter novos interesses.
v) Fui a um baile a fantasia.
w) Ofereceram a mim um presente.
x) Fale as claras.
y) Não cheguei a encontrá-lo.
z) A funcionária a que me referi não trabalha aqui.
respostas;
a) Eles só compram a prazo.
b) Nós só compramos à vista.
c) Este texto faz referência à cidadania.
d) Ele não irá a nenhuma parte.
e) Estarei livre a partir das cinco horas.
f) Viajaremos à Bélgica.
g) Essa organização se dedica à causa dos menores abandonados.
h) Ficou indiferente a seus pedidos.
i) Ficou indiferente às suas súplicas.
j) Assistiremos às palestras.
k) Dirigimo-nos à casa de campo.
l) Viajou a Belo Horizonte.
m) Enviou uma mensagem a certa garota.
n) Esta é a mulher à qual o escritor dedicou seu livro.
o) Fiz elogios àquilo que me agradava.
p) Refiro-me àquele senhor.
q) Comprei uma televisão igual à que você mostrou.
r) Saiu às quatro horas.
s) À tarde, irei vê-lo.
t) Ele usava um chapéu à Napoleão Bonaparte.
u) Aquela pessoa passou a ter novos interesses.
v) Fui a um baile à fantasia.
w) Ofereceram a mim um presente.
x) Fale às claras.
y) Não cheguei a encontrá-lo.
z) A funcionária a que me referi não trabalha aqui.
exercicio 2;
Leia o texto seguinte com atenção. Observe que foram retirados os acentos graves que sinalizam as crases. Revise o texto indicando as ocorrências de crase.
A cidadania dos jovens pode ser exercida nas várias atividades do dia a dia. Ela está presente nas atitudes em relação aos amigos, a família, aos professores, e, da mesma forma, nas ações dessas pessoas dirigidas ao jovem.
Se você está assistindo a televisão e se dá conta de que passou da hora de fazer a tarefa de casa, lembra-se de que tem o dever de estudar. Esse dever seria para com o professor que lhe deu aquela tarefa ou para com seus familiares que o incentivam a estudar? Ou será que é um dever para com você mesmo?
Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer as leis e ter seus direitos respeitados, mas também se preparar para, no futuro, exercer a cidadania em um sentido mais amplo. O cuidado que você tem hoje com a sua educação vai se refletir no que você será amanhã e ajudá-lo, por exemplo, a ter um bom emprego com o qual possa contribuir, com o seu talento e trabalho, para a construção de um mundo melhor. Sem uma boa formação acadêmica, será difícil ganhar um salário que lhe permita ter uma vida digna, com o conforto e a segurança que as pessoas geralmente desejam. O exercício da cidadania não depende apenas dos atos do Estado para conosco, mas também do que fazemos no dia a dia para realizar nossos projetos de vida.
resposta;
É difícil (...) tanto às crianças...
A cidadania (...) à família...
Se você está assistindo à televisão ...
Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer às leis...
Quando necessário, coloque o acento grave para indicar a ocorrência de crase.
a) Eles só compram a prazo.
b) Nós só compramos a vista.
c) Este texto faz referência a cidadania.
d) Ele não irá a nenhuma parte.
e) Estarei livre a partir das cinco horas.
f) Viajaremos a Bélgica.
g) Essa organização se dedica a causa dos menores abandonados.
h) Ficou indiferente a seus pedidos.
i) Ficou indiferente as suas súplicas.
j) Assistiremos as palestras.
k) Dirigimo-nos a casa de campo.
l) Viajou a Belo Horizonte.
m) Enviou uma mensagem a certa garota.
n) Esta é a mulher a qual o escritor dedicou seu livro.
o) Fiz elogios aquilo que me agradava.
p) Refiro-me aquele senhor.
q) Comprei uma televisão igual a que você mostrou.
r) Saiu as quatro horas.
s) A tarde, irei vê-lo.
t) Ele usava um chapéu a Napoleão Bonaparte.
u) Aquela pessoa passou a ter novos interesses.
v) Fui a um baile a fantasia.
w) Ofereceram a mim um presente.
x) Fale as claras.
y) Não cheguei a encontrá-lo.
z) A funcionária a que me referi não trabalha aqui.
respostas;
a) Eles só compram a prazo.
b) Nós só compramos à vista.
c) Este texto faz referência à cidadania.
d) Ele não irá a nenhuma parte.
e) Estarei livre a partir das cinco horas.
f) Viajaremos à Bélgica.
g) Essa organização se dedica à causa dos menores abandonados.
h) Ficou indiferente a seus pedidos.
i) Ficou indiferente às suas súplicas.
j) Assistiremos às palestras.
k) Dirigimo-nos à casa de campo.
l) Viajou a Belo Horizonte.
m) Enviou uma mensagem a certa garota.
n) Esta é a mulher à qual o escritor dedicou seu livro.
o) Fiz elogios àquilo que me agradava.
p) Refiro-me àquele senhor.
q) Comprei uma televisão igual à que você mostrou.
r) Saiu às quatro horas.
s) À tarde, irei vê-lo.
t) Ele usava um chapéu à Napoleão Bonaparte.
u) Aquela pessoa passou a ter novos interesses.
v) Fui a um baile à fantasia.
w) Ofereceram a mim um presente.
x) Fale às claras.
y) Não cheguei a encontrá-lo.
z) A funcionária a que me referi não trabalha aqui.
exercicio 2;
Leia o texto seguinte com atenção. Observe que foram retirados os acentos graves que sinalizam as crases. Revise o texto indicando as ocorrências de crase.
O exercício da cidadania pelos jovens
É comum os adolescentes terem uma visão idealizada de que os adultos são livres e eles não. Para muitos, ser livre é poder fazer tudo o que sentem vontade e a qualquer momento. Mas será que algum adulto desfruta desse privilégio? É difícil encontrar alguém nessa situação, pois o mundo impõe deveres e obrigações a todos, tanto as crianças e aos jovens quanto aos adultos e idosos. Não há liberdade ilimitada para ninguém: viver em sociedade exige atuar como cidadão, cumprindo seus deveres e usufruindo de seus direitos.A cidadania dos jovens pode ser exercida nas várias atividades do dia a dia. Ela está presente nas atitudes em relação aos amigos, a família, aos professores, e, da mesma forma, nas ações dessas pessoas dirigidas ao jovem.
Se você está assistindo a televisão e se dá conta de que passou da hora de fazer a tarefa de casa, lembra-se de que tem o dever de estudar. Esse dever seria para com o professor que lhe deu aquela tarefa ou para com seus familiares que o incentivam a estudar? Ou será que é um dever para com você mesmo?
Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer as leis e ter seus direitos respeitados, mas também se preparar para, no futuro, exercer a cidadania em um sentido mais amplo. O cuidado que você tem hoje com a sua educação vai se refletir no que você será amanhã e ajudá-lo, por exemplo, a ter um bom emprego com o qual possa contribuir, com o seu talento e trabalho, para a construção de um mundo melhor. Sem uma boa formação acadêmica, será difícil ganhar um salário que lhe permita ter uma vida digna, com o conforto e a segurança que as pessoas geralmente desejam. O exercício da cidadania não depende apenas dos atos do Estado para conosco, mas também do que fazemos no dia a dia para realizar nossos projetos de vida.
resposta;
É difícil (...) tanto às crianças...
A cidadania (...) à família...
Se você está assistindo à televisão ...
Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer às leis...
vc tem certeza absoluta que esta certo??
ResponderExcluirEstá sim, meu professor corrigiu tudo e está correto❤
ExcluirMuito obrigado
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